quarta-feira, 5 de outubro de 2011

INSCRIÇÕES RUPESTRES DO SERROTE DA ROLA - CAPÍTULO II


Não se pode ainda precisar quando o povo santanense identificou em seu território as inscrições rupestres do Serrote da Rola. Muito menos ainda se sabe de que período elas são e quantos milênios de história elas contam.
Fato mais curioso ainda é que os meninos de hoje continuam a se aventurar pelas veredas do Serrote da Rola para ver de perto a Pedra do letreiro e deixar ali também suas marcas, num desejo inconsciente de se eternizar, assim como o seus antepassados. Isto pode ser observado pelas inúmeras pixações e rabiscos presentes no painel das inscrições, que só não são maiores graças a vigilância dos cabatões no verão e a dificuldade de chegar que o mato impõe no inverno.

Passear pelas trilhas do Serrote é uma diversão antiga. Ouvimos muitas memórias.
Meu pai, José Cirineu costa, conta que, em seu tempo de menino, enveredava pelas trilhas do Serrote com os companheiros para caçar, colher caju (houve uma época em que os cajueirais do entorno do serrote era muito maiores), tomar banho nos olhos d'água, comer araçá, subir nas partes altas do Serrote para jogar lá de cima grandes pedras soltas e colher pedras de cor verde e violeta que eles achavam ser na época pedras preciosas.

PADRE ANTÔNIO TOMÁS ( 1º PRINCIPE DOS POETAS CEARENSES) EM UM PIC - NIC NO SERROTE DA ROLA

Pessoas que moram ainda nos arredores do Serrote contam, numa lenda, que as inscrições da pedra do letreiro foram feitas por homens do espaço e que ainda hoje, durante a noite, é possível ver luzes de várias cores no lugar onde fica o painel das inscrições. Ainda conforme a história, aqueles que conseguirem decifrar o que dizem as inscrições serão levados para morar com estes "homens do espaço".

PEDRA DA IGREJA


Outra lenda afirma que os que conseguirem decifrar o que dizem as inscrições, devem pronunciar as palavras encantadas para que a pedra da igreja, vizinha à pedra do leteiro, se abra e dê acesso a um grande tesouro.
A primeira notícia oficial das inscrições do Serrote da Rola que conhecemos foi dada pelo artigo de João Franklin de Alencar Nogueira em artigo publicado pela Revista do Instituo do Ceará em 1901.
No governo Municipal do Prefeito José Ari Fonteles, o então Secretário de cultura Audifax Rios, trouxe uma equipe da Universidade Federal do Ceará que ali realizou uma prospecção da qual nenhum resultado se conhece.

DOUTORA MARCÉLIA MARQUES NA OCASIÃO DA PROSPECÇÃO QUE REALIZOU NO SÍTIO DAS INSCRIÇÕES RUPESTRES DO SERROTE DA ROLA

No ano passado, a convite do Memorial da Paróquia, a doutora Marcélia Marques da UECE, realizou uma prospecção preliminar onde mediu o painel das inscrições, fotografou as inscrições e constatou que muitas delas já estão sofrendo sério desgaste pelos intemperismos físico, químico, biológico e "humano".
O programa Riquezas do Ceará gravado em Maio deste ano em Santana, documentou o estado de conservação das inscrições e, na ocasião, sendo entrevistado no local denunciei a ineficiência do órgão Federal responsável que, já tendo sido avisado por nós através de diversos e-mails, nunca os respondeu.

Neste ano, uma equipe da CHESF visitou também o sítio das inscrições rupestres da Pedra do letreiro, realizando ali também uma prospecção preliminar, numa primeira avaliação do território que ficará em volta daquele por onde passarão torres de transmissão de energia. Uma segunda visita está programada em data por nós ainda desconhecida.
Longe de quere ufanar-se dos contatos que já fez,dos amigos que de perto e de longe participam e participaram de sua causa, da bandeira em defesa do patrimônio que levanta e do grito que eleva no deserto de indiferenças, o Memorial da Paróquia de Nossa Senhora Santana quer estimular os ânimos adormecidos para que percebam que, com iniciativas pequenas e voluntárias, podemos ir fazendo diferença.
Preservar a pedra do letreiro é ter respeito pela história daqueles que chegaram milênios antes de nós e oferecer ás nossas crianças e jovens uma oportunidade de crescerem em autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário