terça-feira, 27 de setembro de 2011

ONDE FICA O GURIÚ? VOCÊ QUER MESMO MANDAR O SEU ADVERSÁRIO PARA LÁ?


PRAIA DO GURIÚ - LOCALIDADE PERTENCENTE A JERICOACOARA

Não é de hoje que aqueles que não alcançam a vitória em suas campanhas políticas em Santana são enviados a um lugar folclórico chamado Guriú (ou Buriú).
Nesta acirrada disputa política última pela prefeitura de Santana, frente a tantas provocações e picuinhas entre situação e oposição, me pus a perguntar quando, onde e porque teria surgido este costume de se mandar os que perdem politicamente ao Guriú.
Além disso, surgiu em mim a curiosidade de saber se tal lugar existiu ou existe.

Como todo bom e curioso internauta, lancei o nome de meu anseio na mágica barra de pesquisas e, "zás", o tecnológico oráculo internáutico informou-me que existe uma praia em Jericoacoara chamada PRAIA DO GURIÚ, local mui visitado por turistas e onde um rio chamado Guriú desemboca e cavalos marinhos são preservados por lei.
Conversando com santanenses, outras informações foram surgindo. Um aluno informou-me que uma fazenda onde morara com os pais quando menino tinha por nome Buriú. Era distante de tudo, de difícil acesso e era um criadouro de muriçocas. Meu afilhado disse-me e outro aluno confirmou, que existe um lugarejo entre Granja e Camocim por nome Guriú com as características que existem no imaginário de nosso povo a muito tempo: de solo ruim, com muita muriçoca (que chegam a ter o" tamanho de uma galinha") e de difícil acesso.
Lenda ou não o rio aparece citado neste trecho da antiga RESOLUÇÃO Nº 626 DE 22 DE DEZEMBRO DE 1853, que mudou os limites da Freguesia de Sant'Anna(Paróquia de Santana) e da Freguesia da Barra do Acaracú(Paróquia do Acaraú):
"Artigo 1º: A Freguesia da Barra do Acaracú fica d’ora em diante extremando com as freguesias limítrofes pela maneira seguinte: com a Granja pela Barra do rio Guriú até a fasenda – extrema – de Clemente Antonio inclusive com todo terreno Tucunduba de dentro; com a Freguesia de Sant’Anna, pelo lugar ----------- Marco – na ribeira do Acaracú por um e outro lado, exclusive o Nicho de S. Manuel; com a da Imperatriz pela margem occidental da ribeira do Aracaty – Assú, até a fasenda São Francisco no Aracaty – Meirim, ficando pertencendo à Freguesia de Santa’Anna o território restante pela margem do mesmo rio acima até a fasenda – Almas – inclusive. Revogadas as disposições em contrário."
Antônio bezerra em seu livro Notas de Viagem cita este rio em sua viagem rumo ao porto de Camocim.
Uma colega professora informou-me que, quem começou este costume de mandar o povo ao Guriú, foi o senhor Zezé Tomás, sobrinho do padre Antônio Tomás, figura muito conhecida em Santana por seus trajes galantes e seu senso de humor peculiar.
Independente da existência ou não do local, mesmo que esta exista, o Guriú do povo Santanense é o local das lágrimas, para onde se manda os que perdem, aonde os que perdem desejam resguardar-se da pilhéria dos que ganham, é por fim o exílio, de onde se volta quando passa a tempestade.

SAIBA COMO CHEGAR À PRAIA DO GURIÚ ATRAVÉS DO MAPA. A ROTA ESTÁ REPRESENTADA PELA LINHA AZUL

Exibir mapa ampliado

ACESSE ESTES LINKS PARA VER FOTOS DA BARRA DO RIO GURIÚ E DA PRAIA DO GURIÚ:
http://www.panoramio.com/photo/58596147
http://www.panoramio.com/photo/58596213
http://www.panoramio.com/photo/58596718
http://www.panoramio.com/photo/58596764
http://www.panoramio.com/photo/58597494

Nenhum comentário:

Postar um comentário